Embora a representatividade feminina no mercado de trabalho nunca tenha sido igualitária de fato, a pandemia afetou ainda mais a presença de mulheres em diferentes cargos. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2021, apenas 51,56% das mulheres estavam empregadas – porcentagem 20% inferior em comparação ao número de homens.
Evitar esse tipo de situação é nosso principal dever. Para entender o porquê é tão importante ter uma empresa diversa, veja alguns dados:
- uma pesquisa feita pela empresa de análise DDI mostra que negócios com, pelo menos, 30% de diversidade em seu quadro interno, aumentam as chances de lucro em 1,4 vez;
- outro estudo, dessa vez feito pela consultoria McKinsey, verificou que organizações consideradas inclusivas têm 93% mais chances de superar a performance financeira de concorrentes;
- além disso, a consultoria também verificou que a inclusão aumenta em 25% as chances de negócios terem um rendimento acima da média.
A diversidade e inclusão nas empresas é valorizada, porque traz novas perspectivas e vozes, capazes de transformar as tomadas de decisões. Como resultado, são desenvolvidas ações mais criativas, para além do óbvio e trivial.
Isso sem contar a imagem que o negócio transmite ao mercado e consumidores.
Sabia que quase metade dos consumidores preferem consumir de marcas diversas? É o que mostra o estudo Consumers’ Brand Expectations Around Diversity & Inclusion in 2021, feito pela Quantilope, plataforma especializada em pesquisa de mercado.
A representatividade feminina deve, não só ser uma pauta, mas ser aplicada na prática!
Pensando nisso, criamos um checklist para você, profissional de RH. Confira!
Representatividade feminina: 7 dicas para a empresa crescer
Confira as iniciativas que não podem sair do seu radar, em prol de uma empresa que preza pela inclusão e diversidade.
1. Reveja as políticas de recrutamento
O primeiro passo é começar revendo as políticas de recrutamento e seleção da sua empresa. Afinal, é a partir dessa etapa que novos talentos passam a colaborar com sua marca. Portanto, se questione:
- como é a comunicação da minha vaga?
- todos têm potencial para ela?
- os pré-requisitos são apropriados?
- o que impede a inscrição de novos candidatos?
Essas são algumas perguntas que vão te ajudar a delinear um processo mais estratégico e inclusivo.
Consideramos este como o primeiro passo, pois as mulheres só se inscrevem em vagas quando cumprem 100% dos pré-requisitos. Enquanto isso, homens com apenas 60% dos mesmos pré-requisitos se sentem confiantes o suficiente para se candidatarem.
Se achar necessário, também é possível criar vagas exclusivas para determinados grupos, como 100% femininas. O mais importante é atrair talentos que sua empresa está perdendo.
2. Crie um espaço seguro e respeitoso
Não basta apenas mudar o processo de recrutamento e seleção. Sua instituição deve promover um espaço seguro para que mulheres possam compartilhar suas experiências e dores – e, consequentemente, crescer.
Abrir rodas de conversa é uma excelente maneira de mobilizar o time, para que todos entendam a importância do papel feminino no mercado de trabalho – sobretudo em cargos de liderança, em que são menos vistas.
3. Promova treinamentos, workshops e palestras
Quanto mais possibilidades você oferecer às colaboradoras, melhor! Treinamentos, workshops e palestras são essenciais para que elas se motivem e fiquem de olho nas principais tendências do mercado de trabalho. Dessa maneira, elas sentem-se ainda mais confiantes para crescer dentro da instituição.
A Se Candidate, Mulher!, por exemplo, oferece palestras e workshops que vão ajudá-las a se desenvolver. Para saber mais, entre em contato com a gente.
4. Invista na capacitação de mulheres
Capacite as colaboradoras da sua marca! Investir no treinamento e capacitação de mulheres é uma maneira de melhorar o desempenho delas dentro da empresa, bem como sua satisfação com a cultura empresarial.
Motivadas o suficiente, elas sabem que poderão evoluir na carreira com mais facilidade. O que é muito importante, visto que, em 2019, apenas 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres.
Veja só: segundo um estudo conduzido pela consultoria McKinsey na América Latina, empresas com, pelo menos, uma mulher no time de executivos têm 50% mais chances de aumentar a rentabilidade e 22% mais probabilidade de crescer.
Já a presença feminina em conselhos de administração, aumenta em 8% as chances de aumento na rentabilidade e de crescimento.
Portanto, foco na capacitação da representatividade feminina da sua empresa! Uma sugestão é criar políticas de promoção da liderança feminina. Essa é outra estratégia capaz de melhorar o desempenho financeiro do seu negócio.
5. Trace metas de equidade de gênero
Toda empresa bem-sucedida cria metas. Mas antes de defini-las, realize um diagnóstico inicial da sua empresa para conhecer seus colaboradores. No censo, verifique a presença de mulheres em todo o quadro interno e investigue o porquê da desigualdade, se houver.
A partir daí, é possível ter clareza sobre onde elas fazem falta e quais ações tomar, para melhorar a equidade em todos os setores da empresa.
6. Garanta equidade de oportunidades
Você sabia que 50% das mulheres grávidas foram desligadas de empresas após a licença-maternidade? É o que aponta outro estudo feito pela FGV.
Segundo a pesquisa, quase metade delas não estão mais presentes no mercado de trabalho, após os primeiros meses do nascimento do bebê.
Outro estudo feito pela consultoria Great Place to Work verifica que 50% das mulheres têm medo de conversar com gestores ou recursos humanos sobre atividades que envolvam os filhos.
É dever de toda empresa garantir um espaço seguro para as mães, assim como políticas e oportunidades que façam sentido a essas mulheres. Elas são excelentes profissionais, pois demonstram ainda mais dedicação e coragem no dia a dia de trabalho, o que melhora o desempenho e motivação de outros colaboradores.
Vale ser flexível, nesse caso. Pense estrategicamente e garanta flexibilidade às mães, para que consigam trabalhar sem grandes preocupações.
7. Ofereça salários igualitários
Para uma empresa ser considerada inclusiva de fato, ela precisa oferecer salários igualitários para homens e mulheres. Esse é um dos pontos mais ressaltados, quando falamos em desigualdade no mercado brasileiro, por isso é preciso ter atenção redobrada.
Vale ressaltar, inclusive, que as próprias mães não devem ter salários abaixo de outras mulheres e homens. Todos, em suas respectivas funções, precisam receber os mesmos valores.
Diversidade é diferente de inclusão!
Precisamos reforçar que diversidade é diferente de inclusão. Uma empresa pode ser diversa e focar seus esforços para alcançar um bom patamar de representatividade feminina. Mas só isso não basta.
Ela precisa ser inclusiva! Sabe o que isso significa? Que as colaboradoras não vão se sentir apenas como uma cota a ser cumprida, e sim como parte da empresa. Para isso acontecer, é preciso promover o diálogo e a segurança das mulheres, em prol do crescimento de todos.
Como a Se Candidate, Mulher! pode te ajudar hoje?
A Se Candidate, Mulher! é especialista em incluir mulheres no mercado de trabalho. Nosso principal objetivo é aumentar a representatividade feminina em todos os tipos de organização, para podermos, finalmente, alcançar a equidade de gênero que tanto merecemos.
Para tanto, capacitamos mulheres ao redor do Brasil a fim de ajudá-las a serem aprovadas nas vagas de emprego que quiserem.
Já para empresas, promovemos ações de atração, recrutamento e seleção dos melhores talentos do mercado, e projetos afirmativos para um cenário cada vez mais justo.
Faça sua parte! Vamos mudar o mercado de trabalho juntos? Fale com a gente e confira o que podemos fazer pela sua marca hoje!