Reduzir os custos do processo seletivo tem sido um dos principais desafios para o RH.
Considerado custoso, o processo de seleção e recrutamento envolve uma série de gastos que podem afetar o orçamento da sua empresa. Se não for administrado da maneira certa, ele pode trazer prejuízos ao seu negócio, em médio e longo prazo.
Informação de um levantamento feito por Censo Bazzola, diretor executivo da Bazz Consultoria em RH mostra que uma contratação errada pode custar 15 vezes um salário.
O número não é exagerado, afinal, é preciso considerar prejuízos com o desligamento e um novo processo seletivo do zero.
Malefícios derivados de contratações erradas
O recrutamento exige planejamento estratégico. Afinal, como citamos, uma contratação errada custa caro.
Imagine contratar um novo engenheiro para sua empresa, mas notar após poucos meses que ele não se adaptou, nem tinha o fit cultural buscado. Mesmo após a rodada de adaptação à rotina de trabalho, colegas e treinamentos, ele pede demissão. Mais uma em quase 12 meses de trabalho.
Se as taxas de turnover estiverem altas, é hora de repensar o sistema de recrutamento e seleção da sua marca. Isso porque a taxa de rotatividade custa entre 1,5 a 2 vezes o salário anual do colaborador – e nenhuma empresa quer ter tantos gastos assim ao ano.
Os treinamentos também custam caro. Segundo uma pesquisa feita pela Training Magazine, o valor desembolsado por instituições durante o período chega aos R$ 4 mil.
No caso de um profissional na Engenharia de Produção, por exemplo, os gastos envolvidos na contratação errada podem alcançar em torno de R$ 14.000.
Tem mais. A alta rotatividade afeta a reputação da empresa. E a reputação custa 20% do salário anual dos funcionários.
Uma organização mal vista no mercado tem menos chances de atrair e reter talentos. Se o processo seletivo não for bom, pode ter certeza que os participantes vão falar mal sobre para outras pessoas.
A imagem ruim e a alta rotatividade também afetam o time interno. Os funcionários da empresa se sentem desmotivados no dia a dia e a produtividade cai.
Parece ilusório, mas é real. Com um mercado cada vez mais competitivo, investir em um processo seletivo simplificado e estratégico é a melhor maneira de atrair e reter talentos.
Para tanto, um banco de dados bem estruturado vai te ajudar.
Afinal, como reduzir custos na contratação?
O primeiro passo para reduzir custos é entender de onde vem todos os gastos envolvidos no processo. Faça um mapeamento sobre o histórico de contratações e verifique a qualidade dele nos últimos meses.
Um planejamento prévio traz eficiência e diminui os custos de admissão e de turnover, uma vez que o dinheiro é investido no que realmente trará resultado à instituição.
Em seguida, o próximo passo é analisar todos os candidatos à vaga com dedicação e cautela. Todos os possíveis contratados devem ter não só as qualidades e experiências que a organização procura, mas um fit cultural apropriado.
É muito importante que o candidato esteja alinhado aos valores do negócio e acredite na cultura empresarial. Só assim ele vai se comprometer com a empresa e produzir mais, com mais qualidade.
No entanto, realizar o mapeamento a cada abertura de vagas é trabalhoso.
Dessa forma, existem métodos que otimizam esse processo para o RH. Confira:
Banco de Talentos
Com ele, é possível manter as melhores candidaturas organizadas, para diferentes vagas do seu negócio.
Sempre que precisar, basta acessar o banco e verificar as informações de cada possível novo colaborador. Dessa maneira, a contratação se torna menos custosa, visto a possibilidade de pular etapas, como divulgação, recebimento das candidaturas e triagem.
Além disso, as chances de contratar a candidata com fit ideal aumentam, já que os bancos têm apenas os talentos mais apropriados à cultura da sua empresa.
Com mais tempo disponível, o time de recursos humanos poderá focar em outras tarefas relevantes para o crescimento da instituição no cotidiano.
Inbound Recruiting: processo de seleção assertivo
Além do banco de talentos, um caminho é implementar o Inbound Recruiting no processo seletivo – uma ferramenta que visa auxiliar o departamento de RH nessa jornada. Na prática, isso se transforma em processos de recrutamento e seleção mais assertivos.
A nossa expertise nos dá estratégias de criação de um processo de recrutamento e seleção específico para atrair mulheres do recorte que uma empresa deseja, por exemplo. O método que utilizamos na maioria dos nossos programas garante a redução do tempo médio de contratação de 3-4 meses para 15 dias.
Além da metodologia SCM, possuímos uma conexão com uma ampla base de mulheres capacitadas ao mercado de trabalho. Após a atração, que envolve linguagem inclusiva, representatividade, reforços à marca empregadora da empresa, fazemos uma seleção e entregamos para a companhia um pool de candidatas qualificadas para a vaga, com os requisitos técnicos exigidos.
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Nós te ajudamos a ter uma empresa plural, respeitosa e respeitada, com os talentos que você precisa.
Após serem mentoradas na SCM Academy, selecionamos os melhores talentos para compor o banco da SCM. Ele oferece quatro vezes mais chances de contratação por menos custos de aquisição, em menos tempo.
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