A avaliação de desempenho destaca-se como uma das ferramentas mais importantes para o crescimento de empresas, sejam elas pequenas ou grandes.
Uma pesquisa feita pela Visier, por exemplo, mostra que negócios que investem nesse tipo de diagnóstico têm, em média, uma margem de lucro 56% maior em comparação àqueles que ainda não investem na prática. Além disso, o retorno sobre ativos também é 22% maior.
Embora considerada essencial, apenas 4% das empresas realmente investem na avaliação, sem se darem conta do que estão perdendo.
Por esse motivo, criamos um guia completo, com todos os benefícios da aplicação da avaliação de desempenho. Nossas dicas são para quem já conhecia o termo e até mesmo para aqueles que nunca ouviram falar sobre.
Vamos te ajudar a sair desses 4% e melhorar o crescimento, desempenho e imagem da sua organização!
O que é avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta utilizada pelo RH para verificar a atuação dos colaboradores de uma instituição.
É a partir da elaboração e aplicação da pesquisa que gestores e recursos humanos conseguem entender os pontos fortes e pontos de melhoria de cada funcionário ou time. Com ela é possível avaliar questões como:
- qualidade do trabalho;
- nível de efetividade no dia a dia;
- produtividade;
- principais necessidades de cada colaborador.
Os principais pontos de atenção são as habilidades técnicas e comportamentais de cada um, conhecidas como soft e hard skills. Com os resultados em mãos, líderes podem tomar decisões ainda mais assertivas em prol não só da empresa, como do crescimento do funcionário.
Atualmente, empresas não podem ter apenas colaboradores satisfeitos: eles devem estar engajados diariamente. Sabia que há uma diferença entre os termos?
Enquanto profissionais satisfeitos são aqueles que cumprem suas tarefas e demandas no dia a dia, os engajados reconhecem e se identificam com a cultura organizacional. Por isso, garantem que todos os objetivos sejam alcançados com excelência.
Segundo dados coletados pela empresa Gallup, especializada em pesquisa de opinião, as organizações com colaboradores engajados são até 22% mais lucrativas.
Como a avaliação funciona?
A avaliação é feita sob dois pilares principais: resultados e comportamentos. Isso quer dizer que a pesquisa avalia o que o colaborador fez e como ele alcançou tais resultados.
A mensuração sempre é feita durante um determinado período, em geral trimestral ou semestral, mas também pode ser feita da maneira como o RH preferir. Esse intervalo é conhecido como ciclo de gestão de desempenho.
Ele começa com os primeiros acordos estabelecidos: metas e indicadores que vão guiar os comportamentos do profissional. Passado o período proposto, é necessário avaliar o desempenho do colaborador em questão.
Após averiguar o trabalho do funcionário e fornecer feedbacks relevantes para o seu crescimento, começa um novo ciclo, com novas expectativas, metas, indicadores e até mesmo funções.
Todas essas informações devem constar no plano estratégico do funcionário. Junto aos feedbacks, é possível oferecer insumos para melhorar o desempenho do colaborador, como treinamentos, promoções e bonificações.
O interessante da avaliação de desempenho é que ela traz clareza sobre quais deles são os mais indicados para cada profissional crescer ainda mais nos ciclos seguintes.
Dados da The Circular Board mostram que 55% dos funcionários ficam mais engajados ao terem seu trabalho reconhecido. Portanto, não deixe de lado o potencial da avaliação!
Como avaliar o desempenho dos funcionários?
Para avaliar os ciclos de cada trabalhador, é preciso criar pesquisas de avaliação. Elas podem ser feitas em escala relativa ou absoluta. Veja a diferença entre cada uma delas:
- escala relativa: quando a avaliação é feita em relação a algum ponto de análise, como o que é esperado do colaborador naquele cargo;
- escala absoluta: nesse caso, a avaliação não tem um ponto de análise específico. O desempenho é avaliado entre ruim, médio e bom, por exemplo.
4 principais tipos de avaliação
Após definir o tipo de avaliação, é preciso escolher qual modelo de pesquisa vai rodar na sua empresa. Conheça as quatro mais utilizadas:
1. Autoavaliação
Como o nome sugere, na autoavaliação o próprio colaborador analisa seu trabalho. Aqui, ele consegue refletir sobre seu histórico profissional e sua performance.
A discussão dos resultados acontece com o gestor da área para que, juntos, ambos encontrem soluções para qualquer possível gargalo. Essa é uma maneira eficiente de fazer com que o funcionário amadureça sua capacidade de receber feedbacks.
2. Avaliação da equipe
Na avaliação de equipe, o time é analisado em conjunto. Todos os colaboradores avaliam os esforços conjuntos e dão suas opiniões sobre o alinhamento do grupo e o clima organizacional.
3. Avaliação 180º graus
Para a avaliação 180º, o colaborador se autoavalia e também é avaliado por seu gestor, que verifica suas soft e hard skills. Mais uma vez, discutem-se ambas as visões, as principais divergências e pontos em comum.
4. Avaliação 360º graus
Por fim, considerada a avaliação mais completa, aqui todos os profissionais são avaliados e avaliam. Além deles, superiores, clientes e fornecedores também podem dar suas opiniões sobre o trabalho da empresa.
Esse tipo de avaliação é muito usado por grandes empresas que já têm uma forte cultura de feedback. Se a sua ainda não se encaixa nesse perfil, comece com as pesquisas anteriores.
Qual a periodicidade ideal da aplicação da avaliação de desempenho?
Se sua marca e colaboradores são mais jovens, realize a pesquisa de avaliação com mais frequência para garantir um crescimento empresarial alinhado e assertivo. A pesquisa pode ser feita a cada trimestre, por exemplo.
No caso de negócios maduros, a aplicação semestral é altamente recomendada, mas fica a critério da companhia.
Resultados
Em geral, as avaliações são feitas pelos líderes da empresa. Após coletarem os resultados, o ideal é que todos sejam comparados entre os gestores, a fim de verificar possíveis discrepâncias e alinhar os próximos passos.
Os líderes devem conversar com cada profissional individualmente. As reuniões são indispensáveis, pois é ali em que se discutem resultados e tomam-se decisões importantes, como promoções e bonificações.
Por que a avaliação de performance é tão importante?
Os colaboradores estão por trás do crescimento de toda e qualquer empresa. Se não se sentem motivados no dia a dia, a produtividade e execução dos trabalhos cai, ao mesmo tempo em que a taxa de rotatividade aumenta.
Por isso, avaliar o desempenho dos funcionários e criar uma cultura de feedbacks internos faz com que todos tenham clareza do que e por que fazem o que fazem.
Assim, como mostra uma pesquisa feita pela empresa de gestão de experiência Qualtrics, os funcionários engajados aumentam as vendas em 20% e melhoram em 10% o número de avaliações de clientes.
Para colaboradores
Com os feedbacks e o preenchimento da avaliação, os colaboradores passam a entender mais sobre si mesmos. Esse é um processo de autoconhecimento claro e objetivo, pois permite que cada um tenha clareza sobre o que está trazendo à empresa e sua importância para à instituição.
Eles se sentem valorizados e empenhados, em cumprir suas demandas, além de terem mais clareza sobre o plano profissional delineado para cada um.
Ao verem o fortalecimento do recrutamento interno, se dedicam cada vez mais e deixam de lado suas inseguranças e receios.
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Para empresas
Por sua vez, as empresas garantem economia de custos, já que não vão precisar gastar com seleções externas.
Além disso, o RH se torna mais estratégico. Isso acontece porque as pessoas tomam decisões com base em dados e fatos, capazes de direcionar esforços ao que faz realmente sentido para o crescimento do negócio.
E, é claro, a produtividade e desempenho aumentam por meio da retenção dos melhores talentos e diminuição das taxas de turnover. No mercado, sua organização passa a ser vista com bons olhos ao fortalecer o perfil de marca empregadora.
Viu só como é importante colocar seu colaborador no centro de todas as decisões? A avaliação de desempenho deve fazer parte da agenda de todo negócio com perspectivas de crescimento à vista.
Junto a isso, é muito importante que você saiba como contratar novos talentos para o seu time interno. Com tanta gente falando bem sobre sua empresa, pode ter certeza que, ao abrir novas vagas, muitos profissionais vão se candidatar para fazer parte dela.
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