Já pensou ter uma empresa diversa, com profissionais engajados e produtivos que se identificam com a visão e valores do negócio? Saiba que isso é possível com o auxílio do people analytics.
Essa metodologia é baseada na coleta de dados sobre cada colaborador, individual e coletivamente. O people analytics é responsável não só por esta coleta de informações, mas pela identificação de gargalos, tendências e oportunidades. Todos esses fatores são essenciais, pois, quando identificados e tratados da maneira certa, podem fazer sua empresa crescer ainda mais.
Fique conosco e saiba tudo sobre o tema. A seguir, você descobre a importância da humanização do RH através da implementação da ferramenta.
O que é people analytics?
A “análise de pessoas”, em tradução literal, é uma ferramenta de coleta de dados com base em tecnologia estatística. Como o nome sugere, sua principal função é explorar os comportamentos de cada colaborador, a fim de entender o que precisa ser feito para impulsionar o crescimento da instituição.
O legal é que todas as ações e metas estabelecidas após a implementação do people analytics são ainda mais assertivas e inteligentes, pois se baseiam em dados reais.
A pesquisa Global Talent Trends Report feita pelo LinkedIn em 2020, por exemplo, mostra que 85% dos profissionais entrevistados acreditam que a ferramenta é uma das mais fundamentais para o futuro das áreas de recrutamento, seleção e RH.
Tanto é que, 73% dos 7 mil entrevistados definem a metodologia como uma das prioridades em suas empresas até 2025. Segundo eles, a ferramenta poderá auxiliar nas seguintes tarefas:
- mensuração das forças de trabalho;
- identificação de gaps, com foco na melhoria de habilidades;
- aumento da diversidade nas contratações.
O que sua empresa ganha ao investir no people analytics
Os dados nunca foram tão importantes quanto hoje.
Segundo o estudo Global State of Enterprise Analytics, realizado pela MicroStrategy em parceria com a consultoria Hall & Partner em 2019, 60% das empresas brasileiras utilizam data e analytics na hora de delinear estratégias.
Já de acordo com dados da consultoria Forrester, 73% das organizações do país se consideram alinhadas à cultura data-driven de fato. No entanto, dessas, apenas 28% tratam dados prioritariamente. Apenas um terço consegue entendê-los e transformá-los em ações assertivas.
Por isso, saiba que ao implementar a estratégia sua empresa tem tudo para crescer e se destacar frente aos concorrentes.
Melhora na performance individual e coletiva
Ao entender o porquê por trás de cada atitude tomada por seus funcionários, fica mais fácil traçar planos de melhoria de performance. Seja individual ou coletivamente, os dados trazem clareza aos profissionais de RH que, por sua vez, conseguem entender os principais pontos fortes e fracos de cada colaborador.
A partir daí, é possível recalcular rotas, delinear novas funções, realocar funcionários e definir metas plausíveis, com foco no crescimento do profissional.
Melhora no clima organizacional, produtividade e engajamento
Em consequência, o ambiente de trabalho se torna seguro, confiável e tranquilo. Todos se sentem à vontade para executar suas funções com ainda mais vontade. Por essa razão, a produtividade aumenta entre todos os times.
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Aumento da receita
E, é claro, a lucratividade da empresa melhora continuamente. Isso porque funcionários satisfeitos e engajados se dedicam ainda mais, em comparação àqueles que não se sentem amparados pela organização.
Humanização na gestão de pessoas
O melhor do people analytics é a humanização por trás de suas ações. Os colaboradores não querem ser vistos apenas como meros funcionários, mas como pessoas. Eles querem ser ouvidos e acolhidos pela instituição onde trabalham – e é por isso que essa ferramenta é tão importante nos dias atuais.
Nenhuma atitude desenvolvida e aplicada pelo RH é em vão: tudo é pensado com atenção e cuidado, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos profissionais e da organização como um todo.
Antecipação de tendências e conflitos
Os dados não mostram apenas o que está acontecendo, mas o que pode acontecer no futuro. Tenha atenção durante a análise, para garantir a implementação correta de estratégias e ações.
Melhora a atração e retenção de talentos
Essa metodologia também auxilia o recrutamento e seleção, uma vez que define o perfil profissional ideal. Ela traz clareza sobre os valores do negócio, bem como sobre os comportamentos de cada colaborador.
Dessa maneira, facilita a busca por aqueles talentos que mais se enquadram ao perfil da organização.
Facilita a criação de uma empresa diversa e igualitária
Com os dados em mãos, verifique os gargalos que afetam sua empresa. Notou a falta da presença feminina em diferentes áreas? Então, é hora de investir em estratégias de inclusão e equidade.
Como implementar a metodologia?
Não pense que a aplicação do people analytics é simples. Na verdade, gestores de RH precisam seguir alguns passos antes de investir na ferramenta.
Em primeiro lugar, investigue a maturidade da empresa em relação à cultura data-driven. O quanto ela investe e utiliza dados para guiar suas ações?
Investir em estudos e treinamentos voltados para a área de dados é muito importante para assegurar um crescimento saudável. Foque na capacitação do time e conte com quem entende do assunto. Essa é a melhor maneira de alcançar resultados efetivos com mais rapidez.
Não se esqueça que a gestão do time deve ser feita com frequência e constância. Avalie, acompanhe e trabalhe o crescimento do time de perto. Juntos, todos têm capacidade para crescer. Empresa nota 10 à vista!