A participação das mulheres no mercado de trabalho aumentou muito ao longo dos anos, contudo, ainda existem desafios como a pouca representatividade em cargos de liderança, desigualdade salarial e vieses inconscientes que podem impactar desde a atração no processo seletivo até a retenção e satisfação dessa profissional em uma organização.
Para além dos estereótipos sociais e dificuldade de inserção no mercado, é preciso olhar para o contexto da mulher.
Cada talento tem questões singulares, no caso da mulher, estamos falando de pontos como: múltipla jornada de trabalho, maternidade, falta de confiança em suas habilidades e a necessidade de uma rotina de trabalho flexível e equilibrada, permitindo que ela dê conta das demais responsabilidades.
Como diversidade e retenção de talentos são prioridades no contexto atual do mercado, realizamos uma pesquisa inédita que traz as tendências, desafios e necessidades da participação feminina no contexto profissional.
Ouvimos mais de 1100 mulheres, de 26 estados do Brasil com recortes diversos, criando um levantamento rico para guiar as estratégias das empresas. Continue a leitura para conferir alguns destaques da pesquisa.
Principais dados sobre Mulheres no Mercado de Trabalho concluídas na pesquisa
Quando o assunto é diversidade, a porcentagem dos recortes raciais são: 56,61% brancas, 24,29% pardas, 15,98% pretas, 2,5% amarelas e 0,09% indígenas. Além disso, 15,6% das respondentes são LGBTQIAP+.
Ainda sobre o perfil das respondentes, constatamos que apenas 10,6% das mulheres estão empregadas e totalmente satisfeitas com o cargo que ocupam. Por isso, faz-se tão relevante estudar e aprofundar as necessidades desse público. Veremos mais sobre isso a seguir.
Preferências e necessidades das Mulheres no Mercado de Trabalho
Descobrimos que a característica mais valorizada pela mulher em um emprego é ter equilíbrio entre vida pessoal e profissional, essa opção foi escolhida por mais de 80% das mulheres.
Já quando o tópico é não se candidatar a uma vaga, chegamos à conclusão que o maior impedimento é a falta de confiança da mulher. Assim, constatamos que 62% das respondentes escolheram que não ter 100% dos requisitos é o que mais pesa na hora da candidatura.
Historicamente, sabemos que os homens fazem a candidatura até com menos de 60% do que é requisitado. Por isso, empresas que querem atrair mulheres devem revisar os pré-requisitos para encorajar mais candidaturas.