A implementação do Inbound Recruiting durante o processo de recrutamento e seleção de bons profissionais pode ser um bom aliado, já que esse momento exige atenção. Afinal, escolhas erradas são desperdício de recursos financeiros e de tempo.
Por meio dele, é possível atrair talentos que possuam o “fit cultural” semelhante à empresa e evitar futuros problemas em decorrência de contratações erradas.
Quer saber mais sobre o Inbound Recruiting? Então continue com a gente!
O que é o Inbound Recruiting e qual sua função?
O Inbound Recruiting é uma ferramenta que visa auxiliar o departamento de RH no desenvolvimento de processos seletivos eficientes.
A ferramenta tem origem no Inbound Marketing, uma estratégia usada para atrair novos consumidores e os auxiliar na adaptação de produtos ou serviços recentes.
No entanto, diferentemente da busca por novos clientes, como propõe o Inbound Marketing, o Inbound Recruiting tem como objetivo final encontrar profissionais que estejam alinhados aos ideais e metas da empresa contratante.
Em um primeiro momento, candidatos interessados nas vagas oferecidas passam por um primeiro funil, até chegarem ao objetivo final: a tão almejada contratação.
Por que é importante implementar o Inbound Recruiting no RH?
Com a implementação do Inbound Recruiting, o setor de RH terá uma boa ferramenta para selecionar e contratar os melhores profissionais, alinhados às diretrizes da empresa contratante.
Por isso, a técnica evita uma série de problemas, como:
Desperdício de tempo
Departamentos de RH que não colocam em prática a utilização do Inbound Recruiting são mais suscetíveis a perda de tempo com contratações erradas.
Profissionais da área precisam se dedicar e se preparar para admitir novos colaboradores, da leitura de currículos até as entrevistas. Uma decisão errada significa desperdício de tempo para os contratantes, certo?
O tempo de treinamento do novo profissional também é desperdiçado, assim como a dedicação para a abertura de um novo processo de seleção.
Perda de recursos
Recursos investidos no processo de seleção e de treinamento também são perdidos quando uma empresa escolhe o profissional errado.
O valor utilizado é destinado para quem não vai contribuir com a empresa, nem obter bons resultados ou, em alguns casos, àqueles que não querem ficar no local por muito tempo.
Diminuição da credibilidade da empresa
A contratação de um profissional desinteressado também causa a perda de credibilidade da empresa.
Como o contratado não tem interesse em crescer ou atingir as metas que foram estabelecidas, não há motivação e dedicação o suficiente, e a qualidade do trabalho é menor.
Essas consequências afetam a imagem da empresa. Pois é! Nesses casos, é possível até perder clientes e prejudicar sua reputação no mercado.
Como elaborar um bom Inbound Recruiting?
Conheça o perfil do candidato ideal
Como a estratégia visa alcançar os colaboradores ideais, saber quem sua empresa busca torna o processo de seleção mais fácil.
Por isso, saiba quais são as características que o negócio preza em um bom candidato e quais resultados espera dele.
Saiba como chegar ao colaborador ideal
Ao descobrir o perfil do candidato ideal, é hora de encontrá-lo. Nesse momento, a empresa deve demonstrar seus pontos positivos como atrativo ao possível novo colaborador.
Oferecer conteúdos digitais para acesso de profissionais cogitados e até mesmo realizar processo de contratação online são duas maneiras de encontrar o candidato ideal com precisão.
Envolva o colaborador com a empresa
Depois que o candidato já demonstrou interesse pela vaga, é a vez da empresa.
Manter um bom relacionamento entre ambas as partes é importante para deixar o profissional mais perto do contratante.
Isso pode ser feito por meio de interações, como pesquisas de satisfação. Por meio dela, é possível entender se o colaborador está satisfeito ou não com seu trabalho e o que pode melhorar em prol de uma empresa boa, saudável e segura.
Incentivando a participação de mulheres com o Inbound Recruiting
O percentual de mulheres no mercado de trabalho em 2020 foi o mais baixo desde 1990, segundo pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Os dados demonstram que, no terceiro trimestre daquele ano, apenas 45,8% delas estavam trabalhando.
Mas essa situação pode ser transformada. Com as estratégias do Inbound Recruiting é possível alcançar esse público-alvo e descobrir novos talentos que sua empresa tanto precisa para crescer.
Se seu objetivo é crescer, com talentos diversos, conte as soluções da Se Candidate, Mulher! para empresas.
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