Início » Conteúdos » Entenda o que está por trás da nossa metodologia para contratar mulheres
Para começarmos a explicar nossa metodologia para mais contratar mulheres, é preciso voltar ao nascimento da SCM. Se você já nos acompanha há um tempo sabe que durante o ano de 2020, primeiro ano da Se Candidate, Mulher! (SCM), mentoramos mais de 2.000 mulheres gratuitamente para entender o que fazia elas se candidatarem a uma vaga no final de contas.
E, paralelo a isso, conversamos com mais de 80 empresas para buscar onde estava a dificuldade na contratação de mulheres. Foi assim que surgiu toda a base metodológica por trás do nosso trabalho!
Essas pesquisas de campo nos levaram a 3 palavrinhas mágicas que formam a nossa metodologia: Atração, Desejabilidade e Performance (ADP).
Essas palavras formam a nossa metodologia para contratar mulheres. Confira:
A mulher precisa ser atraída para a vaga, e aqui não estamos falando sobre divulgação de link das vagas em comunidades de mulheres, é muito mais, alguns pontos que podem ser checados nesse momento:
Diferentemente de outros gêneros, o fator desejabilidade é muito forte para as mulheres. Ela tem que desejar fazer parte da sua empresa e a melhor forma de fazer isso é com representatividade e envolvimento do seu time nos processos seletivos.
Por isso, alguns pontos que podem te ajudar nessa reflexão:
Por fim, uma das grandes queixas das empresas que nos deparamos foi que as mulheres se perdiam no funil de contratação. Elas sabem se vender menos no currículo e numa entrevista, por exemplo. Por isso inserir, apesar de ser uma responsabilidade dela, uma parte de recruitment education no seu processo pode ser a cereja desse bolo. Bom pra você e bom pra ela.
Aqui, modéstia parte é um assunto que dominamos, por isso que conseguimos não só um grande volume de candidaturas, mas um grande volume de mulheres chegando ao final dos processos seletivos e serem contratadas. O currículo que passa na triagem, o LinkedIn que é encontrado nas buscas e o posicionamento que as aprova numa entrevista.
Pode parecer trabalhoso, mas fazer tudo isso pode:
Para ficar ainda mais por dentro do assunto contratação de talentos femininos, leia o texto que escrevemos sobre o que você pode estar fazendo errado.