Se Candidate, Mulher!

Como lidar com a Síndrome do Impostor?

Já explicamos do que se trata a Síndrome do Impostor e falamos sobre 8 sinais para identificar (volte 1 e 2 posts). E se você se identificou nesses comportamentos, pra finalizar essa sequência, a Forbes fez uma matéria sobre como lidar com essa síndrome que tanto nos atinge, são 5 passos que podem te ajudar se você estiver passando por isso no momento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
1. Diário
Escreva uma lista de suas conquistas, prêmios e realizações e também anote como e por que você alcançou esse sucesso. Pequenas anotações são muito efetivas, especialmente quando colocadas em lugares vistos regularmente.

2. Vocalize
Compartilhe suas experiências a respeito da síndrome do impostor, seja com um profissional ou com um grupo de colegas de confiança. Coloque ênfase no seu sucesso e tome posse de suas conquistas. Pratique o ato de contar sobre essas conquistas com confiança e conforto. ⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Desafie
Todos cometem erros. Gentilmente, desafie seu pensamento quando você correlacionar esses sentimentos ou erros naturais com o fracasso. Fale com você mesmo como você falaria com uma criança ou um amigo próximo. Geralmente, somos mais gentis com os outros do que com nós mesmos. Praticar um contra-argumento das suas mais duras autocríticas pode levar a um entendimento do fracasso como uma experiência de aprendizado em vez de uma reflexão do seu valor.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
4. Quebre o ciclo
Identifique os sinais e situações que fazem você se sentir um impostor. Depois, procure informações que contradigam essa sensação. Quebrar o ciclo de pensamentos negativos é essencial, na minha experiência, para achar e desafiar esse julgamentos negativos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
5. Sonhe alto
Faça um brainstorm de coisas que você quer conquistar. Identificar seus objetivos e os medos que te seguram pode ser um exercício poderoso. Ao sonhar, foque no mais confortável para começar. Pode ser um objetivo rápido (que será alcançado em um dia ou uma semana), uma “maratona” (um objetivo que pode ser alcançado em um ano) ou um objetivo “corrida cross country” (aquele que é alcançado em cinco anos ou mais). ⠀⠀

Gostou de termos falado desse assunto? Se sim, compartilha com as amigas! Vamos juntas! 

#mulher

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *